Escritório Piloto

Escritório Piloto Foto 1.png

O Escritório Piloto é um laboratório interdisciplinar de projetos de Extensão Universitária com objetivo de utilizar o conhecimento proporcionado pela Universidade para desenvolver projetos de cunho social em conjunto com a sociedade de baixa renda, de maneira participativa, de forma a incrementar o desenvolvimento humano e econômico dessas comunidades. Formado por diversos grupos de extensão e por 3 coletivos da Escola Politécnica da USP, cada entidade atua de forma autônoma e em diferentes áreas, porém constroem o EP de forma horizontal através de um alinhamento ideológico: a Extensão Popular.

Extensão Popular é a aplicação de conceitos e técnicas acadêmicas em demandas reais da sociedade, construindo projetos em conjunto a esses atores sociais e aprendendo o conhecimento popular, de forma a trazê-lo para a academia e criar uma via de mão dupla que aproxime a USP da sociedade.

Aberto à participação de qualquer pessoa (estudante, professor ou funcionário) da USP e também a de outras pessoas de fora que possam contribuir com os projetos desenvolvidos, o Escritório Piloto está sediado na sala S-33 do edifício Paula Souza (engenharias civil e ambiental da Escola Politécnica), sendo hoje um departamento do Grêmio Politécnico.

O EP é um espaço que historicamente tem atraído um público disposto a pensar criticamente e debater os diferentes aspectos de problemas do contexto universitário ou para além de seus muros. Um espaço em que os mais diferentes tipos de pessoas interagem e convivem, contribuindo positivamente para discussões, ao passo que oxigenam ideias estabelecidas e adubam novas.

História

O Escritório Piloto nasceu em 1953, como iniciativa de alguns professores do curso de engenharia civil para atender a necessidade dos alunos de desenvolver atividades práticas relacionadas ao curso. Durante seus primeiros anos, o Escritório Piloto teve relação estreita com os professores e desenvolveu diversos projetos como pequenas reformas e vistorias. Devido a essa bagagem do EP, a reitoria solicitou ao Escritório Piloto a reforma do CRUSP nos anos 80, levando ao primeiro projeto de retrofit do Brasil.

Ao longo dos anos, o caráter do Escritório Piloto mudou bastante para atender uma demanda da Poli por Extensão Popular, ou seja, produzir conhecimento na universidade para além de seus muros. Dos anos 90 até os dias atuais, diversos projetos importantíssimos de extensão popular aconteceram no EP, como o famoso Laboratório de Projetos integrado para requalificação de Cortiços, em parceria com a Politécnica de Turim e o projeto Cooperando, em parceria com a ITCP/USP.

A história do EP influencia nos projetos atuais e demonstra como nossa trajetória é determinante para a construção da engenharia popular na Poli.

Grupos de Extensão ativos

AgroEco





Bandeira Científica





Enactus




Grupo de Mobilidade




PoliGNU




Coletivos ativos

PoliGen





PoliNegra





PoliPride