Frente Poli Pride
A Frente PoliPride é o coletivo de diversidade sexual e de gênero da Escola Politécnica da USP, o grupo foi fundado em 2013 buscando trazer visibilidade à comunidade LGBTQIAP+ na universidade. Nesse anseio, a missão é acolher, integrar e empoderar essas pessoas no ambiente politécnico, de forma a conscientizar e fomentar a diversidade.
Atualmente, a gestão da Frente PoliPride é composta por 13 integrantes, e ainda contamos com cerca de 20 pessoas atuando como apoio pontual em projetos e ações. Além disso, o coletivo é composto por mais de 200 membres, estudantes e ex-estudantes de todos os níveis acadêmicos e especialidades da Poli, que enxergam o PP como um ambiente seguro a todes.
Projetos
Semana da Diversidade da Escola Politécnica (SEDEP)
Desde 2015, o PoliPride promove a Semana da Diversidade da Escola Politécnica (SEDEP), a mais antiga e maior semana de diversidade da USP, esse evento tem por objetivo promover debates sobre a diversidade no âmbito acadêmico e profissional. Além de promover a integração de minorias e fortalecer sua união através de atividades, palestras e workshops. Sensibilizando, assim, toda a comunidade politécnica em prol dos movimentos sociais.
Ademais, o evento traz especialistas em pautas LGBTQIAP+ e já contou com a presença da Erika Hilton, Pepita, Rita Von Hunty, entre outres. A última edição da SEDEP foi realizada completamente online, devido ao contexto da pandemia de COVID19, essa adaptação possibilitou um alcance de estudantes de mais de 100 faculdades, espalhadas por todo o território nacional.
Popcorn Pride
Durante a quarentena, o desafio do PP foi manter as pessoas integradas e ainda promover a discussão de diversidade, a fim de garantir um entendimento melhor de diferentes expressões de gênero e sexualidade e aceitarmos essas diferenças. Assim, foram realizadas, pelo google meets, as sessões de filmes conhecidas por Popcorn Pride, seguida de rodas de conversas discutindo o assunto retratado no filme e como afeta a sociedade. O Popcorn Pride é um evento muito agradável, que certamente convida as pessoas a refletirem.
Programa de Mentoria
Visando aprofundar os conhecimentos na causa LGBTQIAP+ e orientar profissional, acadêmica, política e socialmente as pessoas novas na universidade, a frente desenvolveu o Programa de Mentoria, promovendo encontros focados nesses temas. Ainda, o projeto conecta estas a pessoas já formadas ou nos últimos anos da graduação, possibilitando o diálogo direto com alguém que já esteve naquela situação, favorecendo o desenvolvimento des participantes.
Prêmio Diversidade USP
A Frente PoliPride celebra iniciativas que estimulam a diversidade, por meio do Prêmio Diversidade USP, sua segunda edição ocorrou em junho de 2021 em parceria com o Grêmio. A iniciativa visa a valorização de projetos, desenvolvidos na USP, que enfocam em alguma minoria, buscando um impacto positivo na sociedade, tanto fora quanto dentro da universidade.
Banheiro Para Todes
No intuito de fazer a Poli um lugar cada vez mais inclusivo, o PoliPride, junto a outras entidades da instituição, trouxe o debate sobre o uso dos banheiros por pessoas trans, num projeto conhecido como Banheiro Para Todes. Agora aprovado, ainda em 2021 será instalado placas nas portas dos banheiros que reafirmam o direito de usar o banheiro do gênero no qual a pessoa se identifica, isso é uma grande conquista no combate a LGBTQIAP+fobia.
Contatos
Para promover integração entre as pessoas do coletivo há o grupo da comunidade no whatsapp, bem como outros grupos, por exemplo: o grupo das Queeridas, um espaço para as mulheres do PP; o grupo de discussão de Rupaul’s Drag Race; e até mesmo um canal no discord para nossas ”gaymers”.
Se quiser conhecer mais sobre o PP, fazer parte da comunidade ou comparecer aos eventos não exite em nos procurar, pode mandar mensagem em qualquer uma das nossas redes sociais, nossos contatos estão nesse link.
Abraços da Equipe PoliPride