Matrícula

De WikiPoli
Ir para navegação Ir para pesquisar
Jupiterweb.png

O período da matrícula é quando todos os estudantes da USP montam suas grades horárias do próximo semestre, escolhendo disciplinas optativas, excluindo matérias que não desejam cursar, adicionando dependências de semestres anteriores e realizando outras operações. Ela é feita sempre no final de cada semestre letivo no JúpiterWeb ou no Portal de Serviços da USP.

Datas da Matrícula 2022.1

1ª Interação da Matrícula 06 a 13 de dezembro
1ª Consolidação da Matrícula 16 a 17 de dezembro
2ª Interação da Matrícula 07 a 14 de fevereiro
2ª Consolidação da Matrícula 17 a 18 de fevereiro
Exclusão de Optativas 21 a 22 de fevereiro
Requerimento e Retificação 03 a 10 de março

Períodos da Matrícula

Períodos de interação

Existem dois períodos de interação (a 1ª Interação e a 2ª Interação), nos quais os estudantes adicionam as disciplinas a sua grade.

Embora haja duas interações, é recomendável não deixar de participar da primeira, pois pode correr o risco de não ter mais vagas disponíveis na turma que deseja. Além disso, é até o final da 1ª Interação que é possível alterar o período ideal.

Períodos de consolidação

A consolidação é o resultado da interação, ou seja, mostra se o estudante conseguiu a vaga na turma em que se inscreveu. Além disso, é possível visualizar em que colocação ficou, sendo determinada por fatores como, nota ponderada e período ideal.

Os resultados da consolidação podem ser:

  • Reservado: sua vaga naquela disciplina já está garantida;
  • Em espera: seu período ideal é diferente do da disciplina, sendo sua inscrição processada apenas na 2ª Consolidação, mesmo que tenha vaga na turma;
  • Turma Lotada: você é considerado um aluno excedente e as vagas da turma já foram preenchidas, sendo necessário encontrar uma nova turma para cursar aquela matéria;
  • Preterida: no caso de disciplinas optativas, caso seu número de optativas já seja atendido conforme a prioridade, as demais disciplinas de menor preferência serão dadas como "preteridas".

Período de exclusão de optativas

No período de exclusão de optativas é possível excluir da grade as disciplinas optativas já matriculadas.

Período de requerimento

O requerimento é um pedido realizado no JúpiterWeb (mas também pode ser por um formulário específico do departamento), no qual o aluno tenta se matricular em uma disciplina que não conseguiu pegar durante a interação. Alguns dos motivos mais comuns:

  • Optativa ou Obrigatória que está com a turma lotada;
  • Transferência e necessidade de adaptar a grade para o novo curso;
  • Cursar reoferecimento logo após a reprovação;
  • Problemas ao salvar a matrícula, entre outros.

Período de retificação

A retificação é o período de ajustes da matrícula. O requerimento faz parte da retificação, mas fora ele, durante a retificação é possível excluir disciplinas que atualmente estão na grade e solicitar conflito entre disciplinas, caso seja ingressante 2018 ou de anos anteriores.

Período Ideal

Período de matrícula ideal (PM)

O Período de Matrícula Ideal (PM) é calculado conforme a evolução do aluno no curso, indicando a preferência do aluno se matricular em disciplinas obrigatórias daquele semestre. O aluno deve consultar seu PM no sistema Júpiter (Matrícula > Período ideal calculado), onde também é possível alterá-lo até o final da 1ª Interação, caso deseje. Para saber em qual semestre deve manter seu PM, analise quais disciplinas deseja cursar e confira o semestre que elas são oferecidas para o seu curso.

Observação: Caso tenha transferido ou tenha uma dependência, é provável que o período ideal altere, sendo necessário ajustar a cada semestre.

Período ideal de uma disciplina (PD)

É o período no qual a disciplina foi programada na grade curricular do curso.

O PM e o PD são importantes na hora de conseguir as matérias desejadas, uma vez que a prioridade para conseguir as disciplinas varia de acordo com a diferença entre o período de matrícula ideal do estudante e o período ideal de uma disciplina. Especificamente:

  1. prioridade 1 - alunos com PD = PM (período ideal)
  2. prioridade 2 - alunos com PD = PM - 2 (atraso de um ano)
  3. prioridade 3 - alunos com PD = PM - 4 (atraso de dois anos)
  4. prioridade 4 - alunos com PD = PM - 6 (atraso de três anos)
  5. prioridade 5 - alunos com PD = PM - 8 (atraso de quatro anos)
  6. prioridade 6 - alunos com PD = PM + 2 (antecipação de um ano)
  7. prioridade 7 - alunos com PD = PM + 4 (antecipação de dois anos)
  8. prioridade 8 - alunos com PD = PM + 6 (antecipação de três anos)
  9. prioridade 9 - alunos com PD = PM + 8 (antecipação de quatro anos)

Nota: Como critério de desempate serão utilizadas as médias sujas (MS) decrescentes e depois os números de créditos acumulados (CA) decrescentes, disponíveis na época do processamento de matrícula.

Créditos por Semestre

Em cada período letivo, o aluno deverá se matricular em disciplinas que totalizem, no mínimo, 12 horas-aula semanais, ou seja, que correspondam a 12 créditos-aula. O aluno é dispensado dessa exigência somente nos casos em que não tem disciplinas suficientes para cursar, por estar em fase de conclusão de curso, por impedimento decorrente de reprovações em “disciplinas-requisito” ou por motivo de força maior, a critério da CG.

Já o número máximo de horas-aula que o aluno poderá cursar por semana é fixado pelas Congregações das Unidades, não podendo ultrapassar quarenta horas. Para a Poli, esse número seria de até 40 créditos-aula. Acima disso, teria que ser aprovado pela CoC do aluno.

Tipos de Disciplinas

Optativas

As Optativas são disciplinas que não pertencem à grade obrigatória determinada para a graduação, e podem ser cursadas em diferentes departamentos de toda a USP. Cada engenharia possui um número mínimo de créditos de optativas que devem ser atingidos até o fim da graduação, e este valor pode ser conferido nesta página do JúpiterWeb.

Os tipos de optativas são:

  • Livres: são aquelas cursadas, sem pré-estabelecimento de seu conjunto, para cumprir a obrigatoriedade curricular quanto a um número específico de créditos em disciplinas optativas.
  • Eletivas: são aquelas cursadas dentro de um conjunto pré-estabelecido, para cumprir a obrigatoriedade curricular quanto a um número específico de créditos em disciplinas optativas. Nem todos os cursos possuem optativas eletivas.
  • Extracurriculares: são aquelas cursadas para aumentar os conhecimentos culturais, científicos ou tecnológicos, constando no histórico escolar, mas não há computação dos créditos correspondentes para a integralização dos currículos.

Algumas optativas livres possuem créditos de trabalho, mas nem todos os cursos de engenharia os contabilizam na meta mínima de créditos de optativas. Confira este post do Diretório para saber se a sua engenharia os contabiliza ou não.

Para conhecer mais sobre como são as optativas, suas dificuldades e seus créditos, existe o grupo do Facebook “Optativas USP”, que traz diversos comentários, opiniões e experiências de estudantes sobre as mais diversas optativas que podem ser cursadas na USP.

A respeito das optativas ministradas dentro da Poli, há a Cartilha de Optativas redigida pelo Diretório Acadêmico, que traz uma breve descrição sobre cada disciplina, além de uma recomendação do semestre ideal para ser cursada e seus requisitos.

Obrigatórias

As disciplinas obrigatórias correspondem àquelas que são essenciais de serem cursadas, ou seja, precisam ser cumpridas para que o aluno possa se formar.

Como se matricular

Para se matricular, basta adicionar a disciplina na sua grade no período de interação de matrícula. Também é possível tentar o requerimento durante o período de requerimento,

Requerimento e Retificação

Requerimento

Para realizar o requerimento de disciplinas, siga o passo a passo:

1) Entre no Júpiterweb e depois em "Requerimento"

Requerimento passo 1.png

2) Selecione “Requerimento de matrícula”

Requerimento passo 2.png

3) Selecione o campo e clique em “Buscar”

Requerimento passo 3.png

4) Na parte inferior da página buscada aparecerão as seguintes opções e você deve selecionar “Incluir”

Requerimento passo 4.png

5) Aparecerá um campo que deve ser preenchido com o Motivo, Justificativa, Disciplina e Tipo

Requerimento passo 5.png

6) Não se esqueça de salvar o requerimento depois de preencher todos os campos.

Requerimento passo 6.png

Observação: Deve ser feito um requerimento para cada disciplina. Então, se você precisa fazer requerimento para mais de uma disciplina você deverá repetir esse processo para cada uma delas.

Para saber se foi aceito nas disciplinas é necessário acompanhar na aba "Requerimento" do Júpiter e aguardar o resultado de cada um.

Turmas Lotadas

É possível tentar cursar a disciplinas que deram "Turma Lotada" durante a interação pedindo requerimento. No entanto, caso seja uma disciplina obrigatória, é necessário que tenha sido aumentada pelo menos 1 vaga para que os alunos consigam realizar requerimento para aquela turma. Caso isso não tenha acontecido, recomendamos entrar em contato com o professor solicitando o aumento ou com algum representante discente.

Exclusão de Disciplinas

Você deve pedir a exclusão para o departamento da disciplina (as letras iniciais do código indicam o departamento). A forma de exclusão varia com o departamento, sendo as mais comuns email para algum responsável ou formulário de exclusão.

Os procedimentos de exclusão estarão disponíveis aqui quando forem liberados.

Mudança de Turma

Importante ressaltar que caso tente mudar de turma, você perde a preferência para cursar a disciplina, podendo acabar não conseguindo vaga na outra turma, então não recomendamos, a não ser que seja extremamente necessário.

Assim, caso realmente queira mudar de turma, primeiro é necessário excluir a turma em que está matriculado atualmente, pelos procedimentos de exclusão, e depois, realizar o requerimento de matrícula pelo JúpiterWeb.

Conflito de Disciplinas

Um conflito é quando 2 matérias ocupam um mesmo horário na grade. Atualmente, o conflito de disciplinas só é permitido para ingressantes de 2018 ou de anos anteriores, existindo também algumas regras.

  • Para os alunos que possuírem entre 15% e 75% dos créditos acumulados, os conflitos individuais somente poderão ocorrer entre uma disciplina do seu Semestre Ideal e uma DP (em que teve nota acima de 3 e frequência de no mínimo 70%) ou entre duas DPs.
  • Para os alunos que possuírem acima de 75% dos créditos acumulados, o conflito poderá ser entre duas disciplinas quaisquer.
  • O conflito deve possibilitar a obtenção da frequência mínima regimental de 70%.

Os procedimentos para solicitar o conflito de disciplinas em seu departamento estarão disponíveis aqui quando forem liberados.

Observação: Alunos dos cursos quadrimestrais também podem pedir conflito com as disciplinas semestrais não cursadas quando entrarem no quadri.

Alunos de Transferência

Diversos alunos, pensam em realizar o processo de transferência interna. Mesma que esteja participando do processo, tenha calma e faça a grade pensando na engenharia atual, para não gerar problemas futuros caso não transfira

Transferi! E agora?

Caso o processo de transferência dê certo, há algumas adequações que deverão ser feitas na grade.

1) Exclusão

O primeiro passo para alterar a sua grade é excluir as disciplinas específicas da sua antiga engenharia. Em alguns casos, essas disciplinas são automaticamente excluídas pelo sistema, no entanto, nos casos em que isso não acontece, o aluno pode excluir essas disciplinas durante o período de retificação, a ser disponibilizado.

2) Montagem da grade horária

Agora é necessário montar a grade horária, ou seja, escolher quais disciplinas deseja cursar e como conciliar com as disciplinas do Biênio que já estão na grade (é possível excluí-las caso deseje, porém, não é muito recomendado pela questão da grande procura que elas costumam ter, tendo o risco de ficar sem vaga, uma vez que perde a prioridade para se matricular novamente).

Uma ferramenta que pode auxiliar a montar a grade é o Matrusp, que “simula” as disciplinas e suas respectivas turmas. Para saber as matérias que deve cursar, basta acessar a página do Júpiter de sua nova engenharia.

3) Matrícula das disciplinas

Você deve incluí-las durante o período de requerimento, deixando claro na justificativa que realizou o processo de transferência interna. O requerimento é feito pela aba do Júpiter (Requerimento >Requerimento de Matrícula) do Júpiter.

Outros procedimentos a serem realizados, como pedidos de equivalência e mudança de status, acesse a página de transferência interna.

Próximos semestres

Quanto aos semestres subsequentes, é necessário destacar que a grade de alunos transferidos não vem pré-montada, sendo necessário montá-la todo semestre. Além disso, o período ideal pode ser alterado, então sempre confira durante a 1ª Interação e, caso preciso, altere.

Siglas no Histórico

Algumas siglas que podem aparecer no histórico escolar durante a matrícula são:

  • IR: Inscrição Reservada, ou seja, sua classificação está dentro do número de vagas oferecidas na turma.
  • IL: Inscrição em Lista de Espera, significa que sua inscrição será processada somente em consolidação de matrícula posterior, ainda que existam vagas na turma, pois seu período de matrícula ideal é diferente do período ideal da disciplina.
  • IT: Inscrição em Turma Lotada, ou seja, você se inscreveu em uma turma que outros alunos já preencheram a totalidade das vagas oferecidas. A seleção de alunos é feita de acordo com prioridade e classificação.
  • P: Pendente, ou seja, a matrícula ainda não foi regularizada. Caso demore para virar MA, pode ser que exista alguma pendência (conflitos de horário ou falta de requisitos) que não permite regularizar a matrícula. Nesses casos, o aluno deverá procurar o Serviço de Graduação para regularizar sua matrícula, pois correrá o risco de perder a reserva.
  • MA: Matriculado, a matrícula está regularizada.

Recomendações

A matrícula não é feita por ordem de chegada

Embora muitos alunos acreditem que é verdade, a matrícula não é feita por ordem de chegada, ou seja, não haverá prioridade se você fizer ela no início, no meio ou no final do período de interação. Sendo assim, não é necessário acessar o JúpiterWeb às 00h00 do dia que abrir a matrícula.

Não deixe para a última hora

É muito importante que se faça a matrícula com calma. Portanto, reserve um tempo para que não tenha problemas. Assim como as primeiras horas da matrícula, os últimos minutos também costumam ser bem conturbados, uma vez que várias pessoas estão tentando acessar o site.

Não saia excluindo disciplinas para mudar de turma

Em muitos casos, os alunos já são pré-matriculados automaticamente nas matérias obrigatórias da grade. Entretanto, se o estudante mudar de turma para conseguir pegar uma optativa ou uma dependência, ele perde a preferência de vaga naquela disciplina. Isso acontece uma vez que para mudar de turma é necessário primeiro excluir a vaga na turma atual e depois fazer o requerimento de matrícula na turma desejada. No entanto, caso não tenha mais vagas na nova turma, o aluno pode não conseguir cursar a disciplina naquele semestre. Assim, o procedimento de troca de turma não é muito recomendado.

Tente pegar as optativas na 1ª Interação

Caso o aluno possua interesse em cursar alguma optativa, o ideal é adicioná-la a sua grade na 1ª Interação, uma vez que corre o risco de não ter mais vagas na 2ª Interação. No entanto, caso o estudante não consiga uma optativa que desejava cursar, ainda é possível tentar se matricular por meio de requerimento, justificando o motivo para querer cursar aquela disciplina.

Qualquer dúvida, procure um diretor acadêmico

Dúvidas durante a matrícula são bem comuns, então caso tenha alguma, não hesite em chamar um diretor acadêmico!