Órgãos Colegiados da Poli

De WikiPoli
Ir para navegação Ir para pesquisar

Os Órgãos Colegiados da Poli são grupos que visão tomar as decisões sobre diversos assuntos que envolvem a Poli. Assim, são realizadas reuniões periódicas para deliberar sobre os assuntos relacionados à nossa escola. Eles são compostos por professores representantes dos diversos departamentos e alunos (Representantes Discentes).

Congregação

É a maior instância da Poli e delibera sobre quase todos os âmbitos da Escola. Sendo presidida pelo diretor/diretora, é composta por todos os professores titulares e 13 representantes discentes.

Conselho Técnico Administrativo (CTA)

O CTA é composto pela diretoria, pelos chefes de departamento e por um representante discente e delibera sobre questões administrativas, como orçamento e infraestrutura.

Comissão de Graduação (CG)

A Comissão de Graduação trata de assuntos acadêmicos, muito relevantes para todos os alunos, sendo composta por professores e 3 representantes discentes. Ela delibera sobre mudanças curriculares, estudantes em artigo, calendário escolar, entre outros.

Comissão de Ética

Esse órgão é responsável por fiscalizar o cumprimento do Código de Ética da USP, tomando decisões a respeito de denúncias de preconceito, assédio moral e sexual, a partir do Direito, sendo composto por professores, funcionários e 1 representante discente.

Comissão do Ciclo Básico (CCB)

A CCB delibera sobre temas do núcleo comum (dois primeiros anos da graduação) com professores que representam as grandes áreas (de outros institutos também), funcionários e 4 representantes discentes.

Comissão dos Cursos Quadrimestrais (CCQ)

Essa comissão trata de assuntos dos cursos de Engenharia Química e da Computação, que são divididos em quadrimestres, como calendário de aula, grade curricular, entre outros, e é composta por professores e representantes discentes destes cursos.

Comissão de Cultura e Extensão (CCEx)

A CCEx é responsável por representar os pilares de cultura e extensão da universidade, traçando as diretrizes e fomentando discussões a respeito destes assuntos, de forma a promover integração entre os estudantes e programas que valorizem-nos.

Comissão de Bibliotecas (CBiblio)

A CBiblio cuida de muitas questões relacionadas às bibliotecas da universidade como organização do acervo, classificação de obras, programas de ampliação do acervo, modernização das bibliotecas, entre outros.

Comissão de Relações Internacionais (CRInt)

A CRInt tem como principal função assessorar a Diretoria em assuntos ligados à internacionalização da Escola Politécnica e é composta por um presidente, um vice-presidente e professores de diversos departamentos da Poli.

Comissão de Pós-Graduação (CPG)

A Comissão de Pós-Graduação da Poli é a instância responsável por traçar as diretrizes e zelar pela execução de qualidade dos programas de Pós-Graduação da Escola Politécnica. Além disso, a Comissão atua na coordenação e nas deliberações sobre as atividades didáticas e científicas das disciplinas da Pós. Como comissão, a CPG é composta por seus representantes docentes, eleitos entre os coordenadores dos programas de Pós, representantes discentes e equipe técnica do Serviço de Pós-Graduação.

Comissão de Pesquisa (CPq)

A Comissão de Pesquisa (CPq) é a instância da Escola Politécnica responsável por estipular e propor estratégias e diretrizes para a realização das pesquisas na unidade, buscando sempre a multidisciplinaridade e o estabelecimento de relações entre Pesquisa, Extensão, Graduação e Pós-Graduação.

Compete a CPq ainda as funções de analisar e encaminhar para aprovação, os contratos e convênios relacionados a atividades de pesquisa; coordenar os trabalhos dos Departamentos no que diz respeito aos programas interdepartamentais e à integração dos programas; promover a análise do funcionamento dos programas de pesquisa da Escola Politécnica; exercer as demais funções que lhes forem conferidas pelo Regimento Geral da USP, por este regimento, bem como pelas normas emanadas do Conselho de Pesquisa.

Como comissão, a CPq é composta por seus representantes docentes, formada por um representante de cada Departamento, representantes discentes e equipe técnica do Serviço de Pesquisa.

Comissões Coordenadoras de Curso (CoCs)

As CoCs são órgãos específicos de cada curso, com algumas exceções como Engenharia Elétrica, que possui várias ênfases e, portanto, várias CoCs. Elas administram os cursos da graduação, encaminhando decisões para os Conselhos de Departamento e a Comissão de Graduação, porém, discutem tópicos como disciplinas do departamento, alunos em artigo, estrutura curricular etc, antes de encaminhá-los.

Conselhos de Departamento

Os Conselhos são presididos pelos Chefes de Departamento e o número de professores e representantes discentes varia de acordo com o curso, porém, é a menor instância de deliberação da USP. Discutem questões ligadas a cada departamento, sejam elas administrativas, de ensino, pesquisa ou extensão.