Associação de Engenharia Química - AEQ: mudanças entre as edições

De WikiPoli
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criação Página - AEQ)
(Sem diferença)

Edição das 16h56min de 20 de junho de 2021

A AEQ - Associação de Engenharia Química - é o Centro Acadêmico responsável por representar os alunos de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP.

O trabalho desenvolvido pela Associação abrange, desde a representação discente em órgãos colegiados, à realização de eventos voltados à integração e ao acolhimento dos estudantes e também à sociedade. Cada projeto é executado por uma diretoria específica, membro da gestão ou de forma conjunta, com o auxílio de colaboradores.

História

Com sua sede no Bloco 19 do Conjunto das Químicas na Cidade Universitária, a AEQ foi fundada em 4 de agosto de 1994, sendo formada inicialmente por engenheiros químicos já graduados. O espaço do centro acadêmico é formado basicamente por uma sala com sofás, mesas, televisão e videogame, e tem como propósito incentivar a integração dos alunos e permitir que estes possam descansar nos intervalos de aulas, realizar eventos, reuniões ou até mesmo estudar e realizar trabalhos.

Sua participação no Integrapoli, gincana realizada anualmente entre os centros acadêmicos da Poli, também merece destaque, no qual alunos de todos os anos do curso se unem para realizar as tarefas propostas, promovendo a integração entre estes. As três estrelas presentes no símbolo da AEQ representam as edições nas quais esta foi campeã absoluta, em 2003, 2004 e 2007.

Organização Interna

Internamente, a AEQ é composta pela gestão (presidente, vice-presidentes, secretário e tesoureiros), diretorias (acadêmica, esportes, eventos, estágios, social, patrimônio, comunicação) e colaboradoria.

Outra questão importante a ser tratada é a representação discente, que consiste em trazer às discussões do corpo docente posicionamentos e pautas de interesse dos alunos do curso. Atualmente, os órgãos colegiados nos quais há a representação são o Comissão de Coordenação de Curso (CoC), ocupado pelos RDs Paulo César Bautista Couto (titular) e Deise de Andrade Carbonaro (suplente) e o Conselho do PQI (Departamento de Engenharia Química), ocupado pelos RDs Leonardo Mazzero Galvani (titular) e Beatriz Papoti Alves (suplente), o qual trata de questões estruturais e burocráticas do departamento.

Eventos e Projetos

SEQEP

Entre todos os projetos, um de destaque é a SEQEP - Semana de Engenharia Química da Escola Politécnica, criada em 2005, com o objetivo de promover a integração entre a universidade e o meio profissional, de forma gratuita, aproximando o estudante do mercado de trabalho, através de atividades com a participação de indústrias químicas e demais setores de atuação do engenheiro. Nesta Semana, alunos de diversas faculdades do país e de outras engenharias também participam, o que foi amplificado com a última edição, em fevereiro de 2021, oferecida totalmente online.

Outros Projetos

Com exceção da SEQEP, todos os eventos e projetos da AEQ são organizados pelas diretorias já anteriormente citadas em conjunto da colaboradoria, no entanto, ela também entra no assunto quando se trata dos objetivos principais da Associação: sempre integrar os alunos de todos os anos para um compartilhamento de experiências e/ou fazer a estadia do aluno durante seus anos de estudo ser a melhor possível.

Diretoria Acadêmica

Começando pela Diretoria Acadêmica, o Fuja da Proveta é um evento realizado pré provas com o intuito de fazer um resumão de tudo que foi visto até então, tirando as eventuais dúvidas e relembrando os principais conceitos das disciplinas. Convidamos professores, monitores ou até mesmo alunos com um bom domínio da matéria para realizar esse evento, que acaba ajudando muitos alunos nas provas. Além disso, temos também a BancAEQ, um projeto com o intuito de permitir que alunos de toda a Poli possam pegar emprestados materiais como jalecos, calculadoras, apostilas, resumos e até mesmo livros para uso ao longo da graduação. Sua importância se dá principalmente dentro do contexto da permanência, permitindo que estudantes façam uso de itens importantes para o curso que, por razões financeiras, não seriam normalmente acessíveis a todos.

Diretoria de Comunicação

Prosseguindo com a Diretoria de Comunicação, temos o CinemAEQ, que atinge dois objetivos de uma vez, sendo o primeiro ligado diretamente à integração dos alunos, que se encontram para uma sessão de cinema pré ou pós provas. O segundo é atingido indiretamente, uma vez que esses encontros promovem um clima descontraído e relaxante após uma semana tensa, contribuindo com a saúde mental dos estudantes. Ademais, esta diretoria é responsável sobretudo pela divulgação de informes e de projetos, estabelecendo todo o contato entre o centro acadêmico e o meio universitário, através da produção de textos, artes e a administração das redes sociais.

Diretoria de Esportes

Temos a Diretoria de Esportes, com os eventos Taça Carabina, Taça Teresinha, AtletAEQ e CopAEQ. A Taça Carabina é um dos projetos mais tradicionais da Diretoria de Esportes, tendo mais de duas décadas de história. Ela consiste em um campeonato de futsal masculino que reúne graduandos, pós-graduandos e formados em Engenharia Química da EPUSP. O projeto da Taça Teresinha surgiu da necessidade de contemplar a participação das estudantes de EQ em práticas esportivas. No passado, este campeonato foi concebido como um torneio de futsal feminino, porém, recentemente, foi reformulado como um torneio de vôlei misto.

Entendemos que a manutenção desse projeto é essencial na perspectiva de permitir a inclusão não só de mulheres, mas também de todas as pessoas que não necessariamente gostam de futsal. Por último, o AtletAEQ, sendo o mais recente, com o objetivo de realizar treinos esportivos focados na maior competição esportiva de que AEQ participa: a CopaEQ. Além de melhorar nossa performance como delegação nos jogos, temos como objetivo promover a integração interna de nossos membros e a inclusão de todos. Por isso, estes treinamentos tentam englobar, não somente aqueles que já praticam esportes, mas também pessoas que nunca jogaram determinada modalidade.

Ademais, outros pontos positivos deste projeto é incentivar a prática esportiva aos nossos estudantes de modo a promover a saúde física e mental. Atualmente, a Copa da Engenharia Química (CopaEQ) é a maior competição esportiva exclusiva aos estudantes do curso. A AEQ se consagra desde sua elaboração como entidade organizadora, junto com outras entidades das maiores universidades públicas do estado de São Paulo: CAEQ (EEL-USP), CAUEQ (UNIFESP-Diadema), AEQ (UFSCAR), AAAFEQ (UNICAMP) e, futuramente, CAEQ (Unesp).

Diretoria de Estágios

Há também a Diretoria de Estágios, que foi criada a fim de apresentar a estrutura do curso quadrimestral às empresas e auxiliar os alunos a conseguirem um estágio nos módulos determinados. Fora este objetivo, a diretoria está sempre ativa realizando eventos em parcerias com empresas para aproximar cada vez mais os alunos do meio corporativo.

Diretoria de Eventos

Outra Diretoria é a de Eventos. Um de seus projetos é o já citado Encontro de Egressos. Neste fim de ano, entraremos em nossa XI edição e, com ela, teremos muitos anos de história compartilhadas. Ex-alunos que hoje são professores, profissionais que atuam nas mais diversas áreas e alunos da graduação se encontram anualmente para conhecer uns aos outros, além de apresentar aos calouros o que o futuro pode lhes reservar. Além disso, a Diretoria também é responsável, juntamente com a gestão, pela coordenação das grandes festas que ocorrem durante o ano, como a D4, organizada juntamente com os centros acadêmicos da Engenharia Naval (CEN), Elétrica e Computação (CEE) e Materiais, Minas e Metalurgia (CMR), e a Nostalgia, organizada juntamente com os centros acadêmicos da Engenharia Elétrica e Computação (CEE) e Ambiental (CAEA). Como eventos menores, podemos mencionar os happy hours organizados juntamente à entidades do Conjunto das Químicas e o famoso evento de ano novo da Associação.

Diretoria de Patrimônio

A Diretoria de Patrimônio é responsável pela infraestrutura da AEQ, tendo como projetos a organização da "mesinha", na qual vendemos doces, salgadinhos e refrigerantes a preço de custo aos alunos que desejam consumir algum lanche enquanto frequentam o centrinho. Outro projeto é a confecção de artigos para vendas, como camisetas, moletons e canecas. Por último, temos também a Diretoria Social, criada em 2019, que vem realizando vários eventos nestes últimos tempos. Como frente organizadora, idealizou eventos como o Dia Internacional do Combate a AIDS e Poli vai à Escola, em conjunto com o Societório, em 2020. Entre outras realizações, destacam-se as campanhas de arrecadação de cestas básicas para instituições, e, um de seus últimos projetos, o Histórias Politécnicas, em que convidam alunos da Poli, preferencialmente pertencentes a minorias, a princípio do próprio curso de Engenharia Química, para contar um pouco sobre sua jornada e inspirar outros alunos a seguirem adiante no curso.

Observações Finais

Apresentamos aqui apenas um pedacinho do que é a AEQ de verdade, com os seus princípios e objetivos. Seus projetos, desenvolvidos com muita dedicação por cada um que compõe essa Associação, são feitos para tornar o ambiente da graduação o melhor possível. Mas nada do que dissermos aqui fará você sentir o que é a experiência de desenvolver o centrinho e crescer conosco. Por isso, deixamos o convite! Venha participar e viver o que é a AEQ!