Equipe Poli de Baja

De WikiPoli
Revisão de 22h24min de 7 de agosto de 2021 por 191.193.216.64 (discussão)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Logo-Baja.png

A Equipe Poli de Baja é um grupo de extensão formado por estudantes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo que buscam aprimorar e aplicar conhecimentos técnicos e interpessoais relacionados à Engenharia, tendo a finalidade de realizar o projeto e a construção de um veículo monoposto off-road.

A cada ciclo de projeto a equipe desenvolve um novo protótipo, apresentando melhorias em relação aos anteriores, com o objetivo de participar das competições organizadas pela SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) em âmbito regional, nacional e mundial.

Fundada em 2001, a Equipe Poli de Baja é hoje uma das mais tradicionais e reconhecidas no cenário brasileiro, tendo conquistado por duas vezes o título de campeã da competição Baja SAE Brasil - Etapa Nacional e chegado duas vezes ao Top 10 da competição Mundial, da qual participou por sete vezes.

Poli Audax

Operacional

Os membros da equipe, provenientes de Engenharias diversas, formam um grupo com múltiplas habilidades e são divididos em cargos de Projeto e de Planejamento.

Os cargos de Projeto incluem áreas com maior exigência técnica, voltadas diretamente para a Engenharia, e visam a desenvolver, fabricar e validar o novo protótipo, buscando alta performance. Cada detalhe do carro é cuidadosamente estudado, desde o nome e o design até cada um dos subsistemas que são essenciais para o funcionamento do veículo.

Os cargos de Planejamento, por sua vez, são setores administrativos os quais viabilizam o projeto. Trabalhando como uma empresa, é necessário que haja pessoas responsáveis por gerenciar os contatos com patrocinadores e fornecedores, captar e reter membros, além de manter uma comunicação ativa nas mídias sociais.

Dessa forma, o grupo garante a excelência na execução das tarefas dentro das variadas áreas que o compõem. Isso se reflete no trabalho em equipe, no comprometimento e nas inovações desenvolvidas, que são bases para o sucesso da Equipe durante todos esses anos de história.

Poli Lótus na etapa Mundial Baja SAE Rochester, 2019

Competições

O projeto Baja SAE é um desafio proposto a estudantes de Engenharia em múltiplos países, o qual abre oportunidade para aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na graduação, já que, para competir, os protótipos são totalmente desenvolvidos, construídos e testados por alunos representantes de suas instituições de ensino. Nas competições, as equipes universitárias são avaliadas em provas estáticas e dinâmicas. Nas provas estáticas, há uma apresentação dos subsistemas do veículo perante juízes especializados, e deve ser entregue um relatório técnico, contendo detalhes sobre o protótipo. Já nas provas dinâmicas, há avaliações específicas como as de aceleração, velocidade, manobrabilidade e tração, além de um enduro de resistência.

Processo Seletivo

No início de cada semestre, um novo processo seletivo é aberto e divulgado aos politécnicos. Nele, os candidatos são apresentados a todos os setores da equipe - sejam de projeto ou de planejamento - e, futuramente, poderão escolher se aprofundar naqueles em que mais se interessaram.

Contato

Caso tenha gostado e queira saber mais sobre a proposta deste grupo de extensão ou mesmo sobre o próximo processo seletivo, contate os meios oficiais de comunicação: