Equipe Poli Racing
A Equipe Poli Racing de Fórmula SAE da Escola Politécnica da USP é um grupo de extensão, fundado em 2008 com o objetivo de aplicar, na prática, os conhecimentos de engenharia, aprendidos durante a graduação, na concepção de um protótipo de Fórmula SAE. Desenvolvendo nos membros desde a parte técnica, até as áreas de gerenciamento financeiro, de projetos e pessoas.
Durante o ciclo de um ano de projeto, nossos membros são responsáveis por integrar os mais de três mil componentes do protótipo, desenvolvendo soluções inteligentes com base no aprimoramento dos projetos anteriores, sempre levando em consideração a transmissão de conhecimento entre gerações e avaliando o desempenho do protótipo a fim de representar a Poli na etapa brasileira da maior competição de engenharia do mundo, a Fórmula SAE.
Organização
Pela complexidade do projeto, a equipe necessita de uma divisão de trabalho efetiva que consiga gerir todas as áreas de atuação. Nos dividimos sete diferentes extensões do carro, no qual denominados subsistemas, sendo eles: aerodinâmica, chassi, eletrônica, freios, powertrain, suspensão, manufatura e marketing. Todos eles com a máxima importância para a boa funcionalidade do protótipo.
Na parte administrativa, para gerir esses subsistemas contamos com a presença de um coordenador para cada um dos subsistemas, responsável por ordenar os projetos referentes ao seu subsistemas e instruir os membros dentro desse subsistema tanto em tarefas manuais quanto em estudos técnicos da área.
Para garantir o alinhamento de visões dos coordenadores entre os subsistemas, temos como responsável um diretor de projeto, que tem como maior função assegurar a boa integração das diferentes áreas do carro.
E finalmente, para gerenciamento total, temos um capitão, que tem como trabalho organizar todos os recursos da equipe, garantir a motivação, visão e o bom funcionamento do grupo em um âmbito geral. Além de ser o responsável pela parte financeira, de patrocínios e captação de recursos.
Dentro da equipe, nós trabalhamos com uma visão de evolução entre os cargos citados, onde o membro ingressa já com um plano de carreira de três ou quatro anos, nos quais, no primeiro ele é trainee da equipe dentro de um subsistema de sua escolha, no segundo ano ele ganha o cargo de projetista, onde em sua responsabilidade haverá um projeto que será desenvolvido ou aprimorado por sua autoria, no terceiro ano, ele tem a possibilidade de ser o coordenador do subsistema e no quarto de vir a ocupar o cargo de diretor de projeto ou capitão da equipe.
Competição
Denominada a maior competição de engenharia do mundo, a Fórmula SAE nasceu em 1978 nos Estados Unidos e atualmente conta com etapas sede em diversos países. Ela tem como objetivo propiciar aos estudantes de engenharia a possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula. A Fórmula SAE Brasil acontece em cinco dias e tem a participação de mais de cinquenta equipes de todo o país, distribuídas nas categorias combustão e elétrico.
Durante esses cinco dias, as equipes disputam entre si as diferentes provas para testar ao limite seus protótipos em pista e fora dela, sendo avaliadas por engenheiros especialistas já atuantes no mercado automobilístico profissional.
Processo seletivo
Anualmente a equipe realiza dois processos seletivos no início de cada semestre, visando sempre promover a importância de fazer um grupo de extensão independente do conhecimento técnico que possua antes de entrar na Poli.
No processo seletivos avaliamos em algumas etapas os candidatos em relação a disposição, dedicação e vontade de aprender e fazer parte do nosso time.
Contato
Caso tenha se interessado pela equipe, tenha alguma dúvida ou queira saber mais e acompanhar o nosso projeto, sinta-se a vontade para nos seguir nas redes sociais e conversar com os nossos membros:
- Instagram: www.instagram.com/equipepoliracing
- Facebook: www.facebook.com/poliracing/
- Youtube: https://youtu.be/ACp9Ufu_5aM
- Linkedin: https://www.linkedin.com/company/equipe-poli-racing-de-f%C3%B3rmula-sae