Skyrats

Revisão de 19h17min de 3 de julho de 2021 por Leticia Miyuki Kimoto (discussão | contribs) (Skyrats - Fotos e Links)
Logo-Skyrats.png

A Skyrats é a equipe interdisciplinar de drones inteligentes da Poli. Nos situamos no CITI (Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas da USP), e buscamos expandir o núcleo de estudos de drones tanto na universidade, quanto nacionalmente. Para isso, participamos de competições nacionais e também internacionais, em que o objetivo é projetar drones com as mais diversas funcionalidades e objetivos.

Nossa equipe surgiu no ano de 2017, em conjunto com a disciplina PSI3442 (de Projeto de Sistemas Embarcados), ministrada pelo Professor Doutor Marcelo Zuffo, que também é nosso professor orientador. Atualmente, contamos com mais de 25 membros ativos das mais diversas engenharias os quais participam dos vários subsistemas que possuímos.

Nós já participamos de competições nacionais como a COBRUF Drones no ano de 2018, ganhando o título de “Equipe Campeã Geral”, assim como 15 menções honrosas. Participamos, também, no ano de 2019 da IMAV (Internacional Micro Air Vehicle Conference and Competition) uma competição internacional renomada, onde conquistamos o 5° lugar na categoria outdoor e 6° lugar na categoria indoor, dentre as 23 equipes de todo o mundo.

Equipe Skyrats.png

Estrutura

Dentro da equipe, estamos organizados em subsistemas administrativos e técnicos, junto a um sistema de co-capitania: capitão de projetos e capitão administrativo. Além disso, temos a CCO (Comissão Contra Opressão) da própria equipe que lida com problemas interpessoais, promove a diversidade e inclusão dos membros.

Os subsistemas administrativos são a comunicação - a qual é encarregada da administração das redes sociais e produção áudio-texto-visual da equipe - e a gestão - que é responsável por patrocínios, finanças, organização interna e de eventos.

Já os subsistemas técnicos são o software - o qual desenvolve, por meio da programação, arquiteturas integradoras para a realização de missões autônomas -, o hardware - responsável pelo projeto e dimensionamento de circuitos elétricos, como também a simulação, calibração, teste e segurança de vôo - e a mecânica - encarregada da análise e fabricação da parte estrutural do drone.

Com essa estrutura, somos capazes de desenvolver , projetar, e construir drones para realizar missões de forma independente. Lidamos com inteligência artificial, visão computacional, análises estruturais, dimensionamento de componentes eletrônicos e mecânicos, desenvolvimento de ambientes de simulação para testes, treinamento em pilotagem de drones e muito mais!

 

Processo Seletivo

Você deve estar se perguntando: “Como eu consigo fazer parte de tudo isso se acabei de passar no vestibular?”. Bom, para ingressar na nossa equipe não é necessário nenhum pré-requisito técnico, e, além disso, valorizamos a diversidade, o bem-estar dos membros e a participação de cada um na medida do possível, de acordo com a disponibilidade.

Venha fazer parte de tudo isso para ganhar novas experiências, aprender e aplicar a engenharia na prática!

Contatos

Caso tenham se interessado pela equipe e queiram saber mais sobre o que fazemos, como também o processo seletivo, entre em contato com a gente pelas nossas redes sociais: