Matrícula
O período da matrícula é quando todos os estudantes da USP montam suas grades horárias do próximo semestre, escolhendo disciplinas optativas, excluindo matérias que não desejam cursar, adicionando dependências de semestres anteriores e realizando outras operações. Ela é feita sempre no final de cada semestre letivo no JúpiterWeb ou no Portal de Serviços da USP.
Recomendações
A matrícula não é feita por ordem de chegada
Embora muitos alunos acreditem que é verdade, a matrícula não é feita por ordem de chegada, ou seja, não haverá prioridade se você fizer ela no início, no meio ou no final do período de interação. Sendo assim, não é necessário acessar o JúpiterWeb às 00h00 do dia que abrir a matrícula.
Não deixe para a última hora
Essa etapa é muito importante que se faça com calma, portanto reserve um tempo para que não tenha problemas. Assim como as primeiras horas da matrícula, os últimos minutos também costumam ser bem conturbados, uma vez que várias pessoas estão tentando acessar o Júpiter.
Não saia excluindo disciplinas para mudar de turma
No biênio, com a matrícula automática, os alunos já são colocados em uma turma específica para as matérias obrigatórias. Em alguns casos, o estudante deseja alterar a grade horária para conseguir pegar uma optativa ou uma dependência. No entanto, isso não é muito recomendado, uma vez que para mudar de turma, é necessário primeiro sair da turma atual por meio de requerimento de exclusão. Uma vez fora, o aluno perde a garantia de cursar a disciplina, já que a turma para a qual o ele quer mudar pode não ter mais vaga e também não conseguir voltar para a antiga.
Tente pegar as optativas na primeira interação
Caso o aluno possua interesse em cursar alguma optativa, o ideal é -la a sua grade logo na primeira interação, uma vez que tendo as vagas já preenchidas, a disciplina deixa de estar disponível na segunda interação. No entanto, caso o estudante não consiga uma optativa que desejava cursar, ainda é possível tentar se matricular por meio de requerimento, justificando o motivo para querer cursar aquela disciplina.
Qualquer dúvida, procure um diretor acadêmico
Dúvidas durante a matrícula são bem comuns, então caso tenha alguma, não hesite em chamar um diretor acadêmico do Grêmio ou do seu CA!
Período ideal
Período de matrícula ideal (PM)
O Período de Matrícula Ideal (PM) é o seu indicador de progressão na Estrutura Curricular do Curso, ou seja: o PM mostra a evolução no curso de acordo com o número de créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas já cursadas da grade curricular, levando em consideração o número de créditos ideais a serem acumulados em cada período. O aluno deve consultar seu PM no sistema Júpiter (Matrícula > Período ideal calculado), onde também é possível alterá-lo até o final da 1ª Interação, caso deseje.
Período ideal de uma disciplina (PD)
É o período no qual a disciplina foi programada na grade curricular do curso.
O PM e o PD são importantes na hora de conseguir as matérias desejadas, uma vez que a prioridade para conseguir as disciplinas varia de acordo com a diferença entre o período de matrícula ideal do estudante e o período ideal de uma disciplina. Especificamente:
- prioridade 1 - alunos com PD = PM (período ideal)
- prioridade 2 - alunos com PD = PM - 2 (atraso de um ano)
- prioridade 3 - alunos com PD = PM - 4 (atraso de dois anos)
- prioridade 4 - alunos com PD = PM - 6 (atraso de três anos)
- prioridade 5 - alunos com PD = PM - 8 (atraso de quatro anos)
- prioridade 6 - alunos com PD = PM + 2 (antecipação de um ano)
- prioridade 7 - alunos com PD = PM + 4 (antecipação de dois anos)
- prioridade 8 - alunos com PD = PM + 6 (antecipação de três anos)
- prioridade 9 - alunos com PD = PM + 8 (antecipação de quatro anos)
Nota: Como critério de desempate serão utilizadas as médias sujas (MS) decrescentes e depois os números de créditos acumulados (CA) decrescentes, disponíveis na época do processamento de matrícula.
Períodos da matrícula
Períodos de interação
Existem dois períodos de interação: a primeira interação e a segunda, que correspondem ao período no qual os estudantes se matriculam nas disciplinas.
Embora haja duas interações, é recomendável não deixar de participar da primeira, pois pode correr o risco de não ter mais vagas disponíveis na turma que deseja.
Períodos de consolidação
A consolidação é o resultado da interação, ou seja, mostra se o estudante conseguiu a vaga na turma em que se inscreveu. Além disso, é possível visualizar em que colocação ficou, sendo determinada por fatores como, nota ponderada e período ideal.
Período de requerimento
O requerimento de matrícula consiste em um cadastro feito pelo sistema Júpiter, no qual é possível solicitar matrícula em turma lotada, em disciplinas optativas com vagas remanescentes, em disciplinas que exigem requisito ainda não cumprido, entre outros casos. Contudo, o requerimento é passível de análise dos docentes responsáveis pela disciplina.
Período de retificação
Corresponde à última oportunidade de modificar sua grade, sendo o período de exclusão e inclusão de disciplinas obrigatórias, optativas livres e eletivas, tanto de outros Institutos como da Escola Politécnica.
Datas 2021.02
1° Interação de matrícula | 06 a 13 de dezembro |
1° Consolidação de matrícula | 16 a 17 de dezembro |
2° Interação de matrícula | 07 a 14 de fevereiro |
2° Consolidação de matrícula | 17 a 18 de fevereiro |
Exclusão de optativas | 21 a 22 de fevereiro |
Requerimento e Retificação | 03 a 10 de março |
Conflitos
Um conflito é quando 2 matérias ocupam um mesmo horário na grade. A partir dos ingressantes de 2019, o Júpiter não permite o conflito de disciplinas. No entanto, para os ingressantes de 2018 e anos anteriores, esse procedimento ainda é permitido com algumas regras:
- Das 2 disciplinas que estão dando conflito, pelo menos 1 já deve ter sido cursada alguma vez pelo aluno, ou seja, ser uma dependência;
- Algumas disciplinas só aceitam alunos que tiveram presença maior ou igual a 70% na primeira vez que cursaram. Além disso, alguns professores podem ser mais rigorosos e não aceitar o conflito.
Assim, para se inscrever na sua segunda disciplina que dará conflito com outra que já está na grade, o aluno deve preencher um documento específico e enviá-lo à seção de alunos durante o período de retificação.
Créditos por semestre
Em cada período letivo, o aluno deverá se matricular em disciplinas que totalizem, no mínimo, 12 horas-aula semanais, ou seja, que correspondam a 12 créditos-aula. O aluno é dispensado dessa exigência somente nos casos em que não tem disciplinas suficientes para cursar, por estar em fase de conclusão de curso, por impedimento decorrente de reprovações em “disciplinas-requisito” ou por motivo de força maior, a critério da CG.
Já o número máximo de horas-aula que o aluno poderá cursar por semana é fixado pelas Congregações das Unidades, não podendo ultrapassar quarenta horas. Para a Poli, esse número seria de até 40 créditos-aula. Acima disso, teria que ser aprovado pela CoC do aluno.
Siglas
Algumas siglas que podem aparecer no histórico escolar durante a matrícula são:
- IR: Inscrição Reservada, ou seja, sua classificação está dentro do número de vagas oferecidas na turma.
- IL: Inscrição em Lista de Espera, significa que sua inscrição será processada somente em consolidação de matrícula posterior, ainda que existam vagas na turma, pois seu período de matrícula ideal é diferente do período ideal da disciplina.
- IT: Inscrição em Turma Lotada, ou seja, você se inscreveu em uma turma que outros alunos já preencheram a totalidade das vagas oferecidas. A seleção de alunos é feita de acordo com prioridade e classificação.
- P: Pendente, ou seja, a matrícula ainda não foi regularizada. Caso demore para virar MA, pode ser que exista alguma pendência (conflitos de horário ou falta de requisitos) que não permite regularizar a matrícula. Nesses casos, o aluno deverá procurar o Serviço de Graduação para regularizar sua matrícula, pois correrá o risco de perder a reserva.
- MA: Matriculado, a matrícula está regularizada.
Tipos de Disciplinas
Optativas
- Livres: são aquelas cursadas, sem pré-estabelecimento de seu conjunto, para cumprir a obrigatoriedade curricular quanto a um número específico de créditos em disciplinas optativas.
- Eletivas: são aquelas cursadas dentro de um conjunto pré-estabelecido, para cumprir a obrigatoriedade curricular quanto a um número específico de créditos em disciplinas optativas.
- Extracurriculares: são aquelas cursadas para aumentar os conhecimentos culturais, científicos ou tecnológicos, constando no histórico escolar, mas não há computação dos créditos correspondentes para a integralização dos currículos.
Obrigatórias
As disciplinas obrigatórias correspondem àquelas que são essenciais de serem cursadas, ou seja, precisam ser cumpridas para que o aluno possa se formar.
Como se matricular
Para se matricular, basta adicionar a disciplina na sua grade no período de interação de matrícula. Também é possível tentar o requerimento durante o período de requerimento,
Dúvidas pontuais
Consulte o FAQ do Júpiter ou entre em contato com um diretor acadêmico.