Transferência Externa
A transferência externa tem a finalidade de preencher vagas remanescentes nos cursos disponíveis nas unidades da USP, podendo participar alunos de outras universidades brasileiras ou estrangeiras.
Como fazer transferência externa para a Poli
O processo ocorre uma vez por ano, a inscrição é feita pelo site FUVEST e possui duas fases:
- 1° FASE: pré-seleção, de caráter geral, no qual os candidatos são classificados em ordem decrescente de média ponderada geral, aqueles que estiverem melhores classificados serão convocados para a segunda fase, na razão de 3 candidatos por vaga.
- 2° FASE: conteúdo específico, de responsabilidade da unidade, no qual os alunos são submetidos a uma prova que aborda conteúdos básicos de engenharia dos primeiro e segundo semestres. A nota final é dada pela média aritmética entre os pontos da primeira fase e os pontos da segunda fase, previamente normalizadas em uma única escala.
Observações: cada aluno pode escolher apenas uma opção de curso e não serão aceitas transferências para o primeiro ou para os dois últimos semestres.
O que os transferidos precisam fazer em relação à parte acadêmica
Após a transferência, o aluno deve passar por algumas adaptações curriculares que são essenciais para o acompanhamento do curso.
Equivalência de matérias
O aproveitamento de estudos será analisado após o ingresso na Poli, sendo destinado um período para o envio dos pedidos de equivalência das disciplinas ao Serviço de Graduação. Além disso, é importante mencionar que para as matérias do primeiro ano, se for atingido mais de 50% na prova de transferência externa, o aluno receberá equivalência, caso contrário não será possível.
Grade horária
A grade horária dos alunos vai variar conforme as matérias que deverão ser cursadas, ou seja, depende de quais a equivalência foi aprovada, e verificar quais ainda ficaram pendentes.