Centro Acadêmico Moraes Rêgo - CMR: mudanças entre as edições

De WikiPoli
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com 'O '''Centro Moraes Rêgo (CMR)''' é o centro acadêmico (CA) da Engenharia de Materiais, Metalúrgica e Nuclear (PMT), Engenharia de Minas e Engenharia de Petróleo (PMI) e o...')
(Sem diferença)

Edição das 16h01min de 20 de junho de 2021

O Centro Moraes Rêgo (CMR) é o centro acadêmico (CA) da Engenharia de Materiais, Metalúrgica e Nuclear (PMT), Engenharia de Minas e Engenharia de Petróleo (PMI) e o maior representante dos alunos desses cursos diante de seus departamentos. É o centro acadêmico que cuida das informações e contatos referentes ao curso, por meio de seus representantes discentes, com o intuito de representar a opinião e a necessidade dos alunos dos departamentos, além de promover eventos, um ambiente confortável, acolhimento social e uma comunicação ativa com seus estudantes. Fundado em 1944, o CMR é um dos CAs mais antigos da USP e o mais antigo da Poli. Seu nome é uma homenagem ao criador do curso de Engenharia de Minas e Metalurgia (na época, um curso só), Luiz Flôres de Moraes Rêgo, nosso patrono!

Para o pleno funcionamento do nosso centrinho, dividimos nossas tarefas entre diretorias e entre os membros do segundo e primeiro anos de gestão. O segundo ano de gestão é responsável pela presidência, vice-presidência, secretaria e tesouraria do CA, além de orientar o trabalho das diretorias do primeiro ano de gestão. Entre essas diretorias, temos a Acadêmica, Social, de Eventos, de Comunicação e de Patrimônio. Também temos a Comissão Contra Opressão (CCO), composta por membros de diversas minorias sociais. Assim, apresentaremos as funções da nossa gestão.

A Presidência é a imagem do centro acadêmico, cuida da ligação do CA com outras entidades da Poli e da USP em geral e dos assuntos de maior importância política. A Secretaria é responsável pelas atas e documentos oficiais da administração do centro acadêmico, e auxilia também no trabalho da comunicação. E a Tesouraria cuida dos assuntos financeiros do CA, mantendo o fluxo de caixa e declarações financeiras em dia. Além disso, essas pessoas representam o centro acadêmico nas reuniões do Diretório Acadêmico, união de todas as entidades da Poli.

Temos a nossa Diretoria Acadêmica, que é composta pelos diretores acadêmicos e pelos representantes discentes de cada departamento dos nossos alunos. Eles participam do DA2, sigla para Diretório Acadêmico Acadêmico. Ele tem reuniões semanais onde são abordados os informes e pautas acadêmicas de todas as entidades. Os representantes discentes têm cadeiras nos Conselhos dos Departamentos e nas Comissões de Coordenação do Curso (CoC), de ambos departamentos, de Materiais, Metalurgia e da nova Engenharia Nuclear (PMT) e de Minas e Petróleo (PMI), e também, no ano de 2021, na Congregação. O Conselho é constituído por professores titulares, demais docentes e um representante discente e supervisiona as atividades de Ensino, de Pesquisa e de Extensão do seu Departamento. Já a CoC acompanha e avalia a estrutura curricular e as atividades vigentes do curso, e também propõe novos arranjos curriculares, atividades formativas e ações para dinamizar a formação de professores. E a Congregação é um dos órgãos colegiados existentes na Poli para a tomada de decisões e discussão de problemas pertinentes à faculdade. Ademais, é a instância máxima deliberativa de qualquer unidade da USP.

Nossa Diretoria Social faz parte do Societório da Poli, que cuida dos projetos sociais e de permanência, tanto em questões de bolsas quanto de eventos para inclusão social. Cuida da divulgação e retirada de dúvidas sobre essas bolsas extremamente importantes para permanência, trata do diálogo com professores e responsáveis pelos projetos sociais da Poli e também possui seus projetos próprios para os alunos dos nossos departamentos.

Temos nossa Diretoria de Eventos, responsável pela infraestrutura, planejamento e execução dos nossos eventos e também de eventos com parcerias de outras entidades. São eles que desenvolvem temas interessantes para rodas de conversa, lideram o desenvolvimento dos nossos eventos e cuidam de todos os pontos para a comodidade dos participantes.

A Diretoria de Comunicação cuida, como o próprio nome diz, da comunicação ativa com nossos alunos. Os diretores são responsáveis pelas postagens de comunicados importantes aos alunos, como questões acadêmicas, bolsas sociais e eventos produzidos para eles. Também são responsáveis pela confecção das artes para as divulgações, pela organização da agenda de posts (assim como organização em relação a horários com as outras entidades), da administração do Jornal Dois Martelos (o jornal do nosso centro acadêmico, que será abordado mais abaixo) e das redes sociais do CMR.

A Diretoria de Patrimônio é responsável por garantir a organização do espaço físico do CMR, botando a mão na massa ou pedindo ajuda para outro membro da gestão. Além disso, vendemos salgados, bebidas, algumas guloseimas e artigos, como canecas, casacos, entre muitos outros. Essa parte financeira é de responsabilidade dessa diretoria e da tesouraria, como a contabilidade dos cofres e o registro do fluxo de caixa na planilha de controle.

Por fim, temos a Comissão Contra Opressão (CCO), que lida com o acolhimento de alunos que façam parte de alguma minoria dentro do CA, seja por meio de eventos, intervenções ou levantamento de debates acerca de tais temas. Outro ponto importante tratado na CCO são as possíveis opressões que estes alunos possam chegar a passar dentro da Poli. Por meio da nossa ouvidoria, os alunos podem fazer denúncias e relatos, que serão única e exclusivamente tratados pelos integrantes da atual Comissão.

Sempre estamos abertos para colaboradores em nossos projetos e temos reuniões ordinárias semanais e abertas, nas quais atualizamos toda a gestão sobre os progressos e ocorrências das diferentes áreas do centrinho e discutimos temas gerais à gestão. Também temos projetos que incluem a todos nós que são feitos em conjunto, e não somente nas diretorias.

O CMR possui uma estrutura perfeita para quem quer fugir um pouco da rotina e precisa de um descanso, tanto físico quanto mental, em meio às aulas: temos mesa de sinuca, TV, vídeo game, sofás, violão, geladeira para guardar marmitas e microondas para esquentá-las, além de um espaço perfeito para pequenos eventos ao longo do ano e uma refrescante área ao ar livre!

Nossos eventos são variados, vão desde festas universitárias até rodas de conversas. Para começar, temos a D4 que é a maior festa da USP atualmente! Realizada com mais três CAs da Poli (AEQ, CEN e CEE), a D4 ocorre tradicionalmente no primeiro semestre e sempre conta com as melhores atrações de funk do momento. Além disso, possui o grande diferencial de ter um preço de ingresso mais barato em relação às outras festas de mesmo nível!

Já a PoliOdonto é a festa ideal para quem ama as tendas de jogos como InterUSP e Tusca! São 12 horas de funk, samba, pagode e muito mais! Tudo isso acompanhando o pôr do Sol em uma tarde maravilhosa. Organizamos a PoliOdonto com mais 4 entidades: CAEP, CEC, CAM e a Atlética da Odonto. Temos também o JoSe (Jogos Sedentários do CMR), um evento organizado pelas bixetes e bixos! É uma tarde no CMR repleta de campeonatos de diversos jogos, como: sinuca, xadrez, twister, jenga, truco e muito mais! Diversão e competitividade garantidas!

Com a situação que nos encontramos atualmente, nossas rodas de conversa ganharam bastante força! Temos rodas de desabafos, rodas acerca de assuntos polêmicos, como a cultura de cola dentro da Poli, conversas com cientistas mulheres e muito mais!

Temos nossos projetos tradicionais, que carregamos com muito carinho para nossos alunos. Dentre eles, temos o Jornal Dois Martelos, Fujas de PMI e PMT, o CMR Vai à Escola, o Regando Sonhos e o Natal Solidário.

O Jornal Dois Martelos, criado na época da fundação do CMR e revivido em 2016, é um meio de expressão dos alunos que participam dele. Postamos matérias produzidas por alunos da USP, que podem se juntar à equipe de escritores de forma totalmente inclusiva, vindos de qualquer curso, ou até mesmo enviar seus textos de forma anônima, caso sintam vontade de postá-los em nossa plataforma sem precisar expor seus nomes. Já os Fujas são uma convenção acadêmica da Poli. Visando ajudar alunos nas matérias da Poli, são oferecidas aulas nas vésperas de provas. Chamamos veteranos para produzir aulas das matérias específicas dos nossos departamentos, passando, de forma resumida, os principais tópicos que serão cobrados nas provas e, por vezes, resolução de exercícios, sempre buscando trazer um apoio aos nossos estudantes.

O CMR Vai à Escola é um projeto voltado especialmente para alunos do Ensino Médio, visando aumentar seus conhecimentos sobre nossas engenharias: sobre o curso, o mercado de trabalho e o que um profissional dessa área pode optar por seguir como carreira. Conversamos também sobre a Poli em geral e os métodos de ingresso na USP com os estudantes. O principal projeto social do CMR é o Regando Sonhos, no qual organizamos o Dia das Crianças e o Natal Solidário do CMR para as crianças que fazem capoeira no espaço anexo ao nosso. Trazemos comidas (salgados, refrigerantes, sucos e doces) e alugamos brinquedos infláveis para as crianças. Vê-los se divertindo com um baita sorrisão no rosto é indescritível!

Por fim, temos o Natal Solidário do Diretório. O evento consiste na arrecadação de brinquedos, roupas, entre outros itens, para crianças carentes e a realização de um evento com elas. Os alunos têm a oportunidade de brincar com as crianças e realizar a entrega dos presentes, com direito a presença até do Papai Noel! O evento principal é realizado, como dito anteriormente, em parceria com diversas outras entidades da Poli, mas, como citado no projeto Regando Sonhos, o CMR faz uma pequena extensão desse projeto com as crianças da capoeira.